SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Os professores e o medo da mídiaA gestão institucional dos cursos profissionais técnicos de nível médio na modalidade a distância ofertados pela rede e-Tec Brasil: primeiras aproximações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

LEITE, Carlinda  e  RAMOS, Kátia Maria da Cruz. O exercício docente na sua relação com a Reforma Universitária decorrente do Processo de Bolonha: o que dizem professores da Universidade do Porto. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.593-609. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28578.

Foi no cenário do final do século XX, e em consequência do Processo de Bolonha, que se começou a sentir efeitos do discurso advindo de um movimento que reclamou uma reformulação dos processos curriculares e o reconhecimento de que o trabalho docente no ensino superior exige um conhecimento pedagógico‑didático para além do conhecimento específico do campo das disciplinas em que atua cada professor. No quadro dessa situação, este texto tem como objetivo analisar esse discurso e suas implicações no exercício docente. Para isso, dá conta de um estudo realizado na Universidade do Porto, que recolheu opiniões de professores através de um questionário e que permitiu constatar a existência de tensões paradigmáticas que refletem dilemas para reconfigurações da docência universitária.

Palavras-chave : Reforma Universitária; Docência Universitária; Exercício Docente; Processo de Bolonha.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )