SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3The relationship between teaching and the Reform of Higher Education as a result of the Bologna Process: perceptions of University of Porto professors"Education needs answers" or are the answers in education? Representation and (re)signification in the RBS monsters' campaign author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

KASSICK, Clovis Nicanor; BENTO, José Severino  and  DUTRA, Paulo Ricardo Santos. A gestão institucional dos cursos profissionais técnicos de nível médio na modalidade a distância ofertados pela rede e-Tec Brasil: primeiras aproximações. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.611-631. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28738.

Desde a última década, o Brasil tem realizado um grande investimento na modalidade de educação a distância. Em 2007, foi criada a Escola Técnica Aberta do Brasil, que oferece Cursos Profissionais Técnicos de Nível Médio na modalidade EaD. A questão colocada por esta pesquisa, de caráter exploratório, tendo como instrumentos a análise documental e questionários aplicados via web a 385 gestores desses cursos, foi saber como está ocorrendo a gestão no processo de implantação e desenvolvimento desses cursos. Este trabalho apresenta os resultados parciais que apontam as principais dificuldades na gestão: carência de recursos humanos (60,8%), de apoio pedagógico (43,4%), de estrutura física (34,7%), de recursos financeiros (30,4%), bem como a institucionalização dos polos (21,7%), entre outros (o questionário admitia múltiplas respostas). A pesquisa aponta, ainda, algumas das medidas necessárias à consolidação e qualificação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade a distância.

Keywords : Currículo Referência; Educação Profissional; Educação a Distância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )