SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3El ejercicio docente en su relación con la Reforma Universitaria derivada del Proceso de Bolonia: lo que dicen los profesores de la Universidad de Porto¿"la educación necesita respuestas" o las respuestas están en la educación? Representación y (re)significación de la campaña de los monstricos de la RBS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

KASSICK, Clovis Nicanor; BENTO, José Severino  y  DUTRA, Paulo Ricardo Santos. A gestão institucional dos cursos profissionais técnicos de nível médio na modalidade a distância ofertados pela rede e-Tec Brasil: primeiras aproximações. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.611-631. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28738.

Desde a última década, o Brasil tem realizado um grande investimento na modalidade de educação a distância. Em 2007, foi criada a Escola Técnica Aberta do Brasil, que oferece Cursos Profissionais Técnicos de Nível Médio na modalidade EaD. A questão colocada por esta pesquisa, de caráter exploratório, tendo como instrumentos a análise documental e questionários aplicados via web a 385 gestores desses cursos, foi saber como está ocorrendo a gestão no processo de implantação e desenvolvimento desses cursos. Este trabalho apresenta os resultados parciais que apontam as principais dificuldades na gestão: carência de recursos humanos (60,8%), de apoio pedagógico (43,4%), de estrutura física (34,7%), de recursos financeiros (30,4%), bem como a institucionalização dos polos (21,7%), entre outros (o questionário admitia múltiplas respostas). A pesquisa aponta, ainda, algumas das medidas necessárias à consolidação e qualificação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade a distância.

Palabras clave : Currículo Referência; Educação Profissional; Educação a Distância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )