SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3O exercício docente na sua relação com a Reforma Universitária decorrente do Processo de Bolonha: o que dizem professores da Universidade do Porto"A educação precisa de respostas" ou as respostas estão na educação? Representação e (re)significação na campanha dos monstrinhos da RBS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

KASSICK, Clovis Nicanor; BENTO, José Severino  e  DUTRA, Paulo Ricardo Santos. A gestão institucional dos cursos profissionais técnicos de nível médio na modalidade a distância ofertados pela rede e-Tec Brasil: primeiras aproximações. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.611-631. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28738.

Desde a última década, o Brasil tem realizado um grande investimento na modalidade de educação a distância. Em 2007, foi criada a Escola Técnica Aberta do Brasil, que oferece Cursos Profissionais Técnicos de Nível Médio na modalidade EaD. A questão colocada por esta pesquisa, de caráter exploratório, tendo como instrumentos a análise documental e questionários aplicados via web a 385 gestores desses cursos, foi saber como está ocorrendo a gestão no processo de implantação e desenvolvimento desses cursos. Este trabalho apresenta os resultados parciais que apontam as principais dificuldades na gestão: carência de recursos humanos (60,8%), de apoio pedagógico (43,4%), de estrutura física (34,7%), de recursos financeiros (30,4%), bem como a institucionalização dos polos (21,7%), entre outros (o questionário admitia múltiplas respostas). A pesquisa aponta, ainda, algumas das medidas necessárias à consolidação e qualificação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade a distância.

Palavras-chave : Currículo Referência; Educação Profissional; Educação a Distância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )