SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3"Education needs answers" or are the answers in education? Representation and (re)signification in the RBS monsters' campaign author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

CRUZ, Cristiane  and  BORGES, Sonia. Saber e conhecimento: a psicanálise na escola. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.651-663. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.33459.

Este artigo é uma reflexão sobre as funções do "desejo de saber" na aquisição dos conhecimentos transmitidos pela escola às crianças. Admitir a presença da dinâmica do desejo e seus efeitos na relação do sujeito com a escolaridade traz para este trabalho a contribuição da psicanálise, a saber, o reconhecimento de determinações inconscientes nesse processo.

Keywords : Psicanálise; Escola; Educação Infantil; Aquisição do Conhecimento; Desejo de Saber.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )