SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3¿"la educación necesita respuestas" o las respuestas están en la educación? Representación y (re)significación de la campaña de los monstricos de la RBS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

CRUZ, Cristiane  y  BORGES, Sonia. Saber e conhecimento: a psicanálise na escola. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.651-663. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.33459.

Este artigo é uma reflexão sobre as funções do "desejo de saber" na aquisição dos conhecimentos transmitidos pela escola às crianças. Admitir a presença da dinâmica do desejo e seus efeitos na relação do sujeito com a escolaridade traz para este trabalho a contribuição da psicanálise, a saber, o reconhecimento de determinações inconscientes nesse processo.

Palabras clave : Psicanálise; Escola; Educação Infantil; Aquisição do Conhecimento; Desejo de Saber.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )