SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1A Cegueira de Tirésias: notas para uma apologia do professor foucaultiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

BATISTA, Fabio; BACCON, Ana Lúcia Pereira  e  GABRIEL, Fábio Antonio. Pensar a escola a partir de Foucault: uma instituição disciplinar em crise?. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.1-17. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.0104/interacao.2015.401.01.

O presente artigo tem como objetivo apresentar a partir do filósofo francês Michel Foucault uma perspectiva sobre disciplina dentro do contexto escolar na sociedade contemporânea, onde o aluno não aceita mais facilmente as técnicas disciplinares. Para tal usamos o conceito de poder disciplinar e procuramos caracterizá-la como uma instituição na qual esse poder se exerce. Apresentamos também algumas reflexões e considerações sobre uma outra possível escola que busca oferecer uma educação formal mínima aos estudantes, a qual possa ser importante para a vida deles, indo além do simples adestramento de indivíduos; a partir de tais pressupostos, resta-nos saber: a escola atual é uma instituição disciplinar em crise? De acordo com nossa investigação enquanto um diagnóstico, respondemos afirmativamente a tal questão.

Palavras-chave : Foucault; Poder; Disciplina; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )