SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Thinking the school from Foucault's perspective: a disciplinary institution in crisis?Inventing diagrams to overflow the archive that frames teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

ZUMANO HERNANDEZ, Fermín. A Cegueira de Tirésias: notas para uma apologia do professor foucaultiano. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.19-35. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.0104/interacao.2015.401.02.

O presente trabalho pretende abordar a análise epistemológica da gênese da instituição social na modernidade. Em segundo lugar, proponho uma análise on-line das contradições inerentes ao próprio discurso epistemológico e caminhar lado a lado, no horizonte da análise de Foucault sobre as relações de poder e institucionalização, com a possibilidade de estabelecer uma genealogia do conhecimento, da diversidade de conhecimentos e do conflito de conhecimentos. O objetivo final do meu ensaio é compreender a instituição escolar como o lugar em que o conflito de conhecimentos alcança sua máxima expressão.

Keywords : Modernidade; Saber; Instituição Social; Instituição.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )