SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Pensar a escola a partir de Foucault: uma instituição disciplinar em crise?Inventar diagramas para transbordar o arquivo que delimita a docência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

ZUMANO HERNANDEZ, Fermín. A Cegueira de Tirésias: notas para uma apologia do professor foucaultiano. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.19-35. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.0104/interacao.2015.401.02.

O presente trabalho pretende abordar a análise epistemológica da gênese da instituição social na modernidade. Em segundo lugar, proponho uma análise on-line das contradições inerentes ao próprio discurso epistemológico e caminhar lado a lado, no horizonte da análise de Foucault sobre as relações de poder e institucionalização, com a possibilidade de estabelecer uma genealogia do conhecimento, da diversidade de conhecimentos e do conflito de conhecimentos. O objetivo final do meu ensaio é compreender a instituição escolar como o lugar em que o conflito de conhecimentos alcança sua máxima expressão.

Palavras-chave : Modernidade; Saber; Instituição Social; Instituição.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )