SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Inventar diagramas para transbordar el archivo que delimita a la docenciaLas fotografías históricas como dispositivos disciplinarios: el poder sobre el discurso del otro en un contexto escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

BERGAMO, Thelma Maria de Moura  y  TERNES, José. Foucault e a modernidade: exigências para a educação. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.53-65. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.0104/interacao.2015.401.04.

O presente artigo é resultado de uma pesquisa que, a partir do pensamento do filósofo Michel Foucault, tem como objetivo investigar as exigências que devem ser assumidas por uma educação capaz de promover uma atitude de modernidade. Tendo como contraponto a Época Clássica, entendida como o período em que o saber se constituía como pura representação, o saber moderno caracteriza-se pelo desaparecimento do sujeito universal enquanto fundamento do conhecimento e no reconhecimento do caráter provisório da verdade. Uma educação comprometida com a produção de novos saberes e formas de subjetividade implica na promoção de experiências capazes de produzir uma atitude crítica, entendida como a capacidade de interrogar a relação entre o poder, a verdade e seus efeitos sobre o sujeito.

Palabras clave : Modernidade; Saber-Poder; Sujeito; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )