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Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

BERGAMO, Thelma Maria de Moura  e  TERNES, José. Foucault e a modernidade: exigências para a educação. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.53-65. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.0104/interacao.2015.401.04.

O presente artigo é resultado de uma pesquisa que, a partir do pensamento do filósofo Michel Foucault, tem como objetivo investigar as exigências que devem ser assumidas por uma educação capaz de promover uma atitude de modernidade. Tendo como contraponto a Época Clássica, entendida como o período em que o saber se constituía como pura representação, o saber moderno caracteriza-se pelo desaparecimento do sujeito universal enquanto fundamento do conhecimento e no reconhecimento do caráter provisório da verdade. Uma educação comprometida com a produção de novos saberes e formas de subjetividade implica na promoção de experiências capazes de produzir uma atitude crítica, entendida como a capacidade de interrogar a relação entre o poder, a verdade e seus efeitos sobre o sujeito.

Palavras-chave : Modernidade; Saber-Poder; Sujeito; Educação.

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