SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Foucault e a modernidade: exigências para a educaçãoA educação sob o signo da biopolítica: da resistência às formas de controle à autoconstituição de nós mesmos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

CASADEI, Eliza Bachega. As fotografias históricas como dispositivos disciplinares: o poder sobre a fala do outro em um contexto escolar. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.67-83. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.0104/interacao.2015.401.05.

O presente artigo irá remeter às ideias de Michel Foucault para analisar a apropriação das imagens históricas nos livros didáticos escolares. Em um primeiro momento, discutiremos quais são as condições de produção da própria imagem fotográfica, que, não raro, coaduna as estratégias do poder às estratégias do ver e do representar. Depois, remeteremos às condições de produção da reapropriação dessas imagens produzidas quando elas são reinseridas em livros e em outros contextos discursivos. Nesse aspecto, as ideias de Foucault fornecem instrumentos pedagógicos que visam ampliar o domínio de conhecimentos dos alunos justamente ao problematizar a construção dos saberes constituídos.

Palavras-chave : Foucault; Fotografia; História; Poder; Estratégias Discursivas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )