SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Education under the sign of biopolitics: from resistance to forms of control to self-constitution of ourselvesFoucault and the educational ethos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

PORTOCARRERO, Vera Maria. História do pensamento e ontologia dos discursos de verdade. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.101-116. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.0104/interacao.2015.401.07.

O objetivo deste artigo é fazer uma análise crítica de noções indispensáveis à delimitação metodológica do pensamento tardio de Foucault acerca da parresía no campo do pensamento ético, problematizado a partir de sua concepção de filosofia como modo de vida. O método utilizado foi o de análises conceituais dos textos transcritos de alguns de seus últimos cursos, com ênfase nas concepções de história do pensamento e de ontologia dos discursos de verdade. A conclusão a que se chegou foi a de, que, apesar das dificuldades apresentadas, a arqueo-genealogia da ética foucaultiana desenvolve uma fundamentação crítica relevante para a abordagem das relações entre verdade, liberdade, subjetividade, debatidas, a partir do final do século XX, com base em críticas renovadas ao pensamento helenístico.

Keywords : Método; Parresía; Ontologia; Arqueo-Genealogia da Ética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )