SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1The history of thought and ontology of the discourse of truthTeaching geography in distance mode pedagogy courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

DAVILA, Jorge. Foucault e o ethos educativo. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.117-127. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.0104/interacao.2015.401.08.

Propõe-se aqui uma maneira de ler e entender a obra de Michel Foucault para uma transformação possível do modo de ser professor e do modo de exercer sua ação pedagógica. A ênfase da proposta está em guiar a leitura de sua obra a partir dos últimos cursos ministrados pelo filósofo no Collège de France. A noção essencial dessa leitura é a do "mestre de vida" como encarnação do ethos apropriado e autêntico para essa figura do professor.

Keywords : Ética Educacional; Discurso de Verdade (Parésia); Filosofia Históricocrítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )