SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Historia del pensamiento y ontología de los discursos de verdadLa enseñanza de geografía en cursos de pedagogía a distancia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

DAVILA, Jorge. Foucault e o ethos educativo. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.117-127. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.0104/interacao.2015.401.08.

Propõe-se aqui uma maneira de ler e entender a obra de Michel Foucault para uma transformação possível do modo de ser professor e do modo de exercer sua ação pedagógica. A ênfase da proposta está em guiar a leitura de sua obra a partir dos últimos cursos ministrados pelo filósofo no Collège de France. A noção essencial dessa leitura é a do "mestre de vida" como encarnação do ethos apropriado e autêntico para essa figura do professor.

Palabras clave : Ética Educacional; Discurso de Verdade (Parésia); Filosofia Históricocrítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )