SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1O ensino de geografia em cursos de pedagogia a distânciaRepresentações de energia que circulam na mídia e sua natureza no contexto da educação em ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

LEITE, Cláudia Aparecida de Oliveira. A descoberta do nome: o próprio na infância e na escola. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.151-159. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.0104/interacao.2015.401.10.

Este artigo problematiza a construção do nome próprio na infância, demarcando, como eixo de investigação teórica, a perspectiva psicanalítica. Dessa maneira, consideramos a incidência da linguagem e o laço relacional como os operadores privilegiados na constituição subjetiva, na medida em que o bebê humano é inundado pela linguagem que o antecede e o rodeia. Nessa imersão, a criança herda um nome de um outro e é convocada a responder por esse nome. Entretanto, a apropriação desse nome requer um movimento solidário que corresponde ao reconhecimento de um corpo próprio. Tais operadores se estabelecem pela marca de um initium subjetivo, passo inaugural para a constituição do sujeito. Ao considerar tais elementos, pretendemos estabelecer um diálogo com o campo da educação, pois a escola ocupa uma função mediadora no processo que autentica, para cada criança, a conquista de seu nome próprio.

Palavras-chave : Nome Próprio; Infância; Psicanálise; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )