SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1A descoberta do nome: o próprio na infância e na escolaEducação e experiência estética: "fecha os olhos e vê" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

OLIVEIRA, Carmen Irene Correia de; MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado  e  SOUSA, Guaracira Gouvêa de. Representações de energia que circulam na mídia e sua natureza no contexto da educação em ciências. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.161-181. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.0104/interacao.2015.401.11.

Discutimos os diferentes modos de significação da palavra energia, presente nas discusividades de diferentes espaços de circulação dos sujeitos, comparando ao seu contexto de produção na física. Focalizamos o uso do termo energia em algumas propagandas de grande circulação na mídia. A partir de nossas argumentações entendemos que as representações de energia, construídas segundo o objetivo de propaganda, ao circularem na mídia constituem um conjunto de memórias que os sujeitos comuns compartilham por estarem expostos às mesmas mensagens midiáticas. O modo abstrato de pensar o conceito no campo científico defronta-se com perspectivas que se apoiam em associações cotidianas, exigindo um movimento de construção de conhecimento que agrega à energia outros tantos conceitos abstratos.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Significações de Energia; Dispositivos Midiáticos; Discursos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )