SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Representations of energy circulating in the media and their nature in the context of science education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

ROURE, Glacy Queirós. Educação e experiência estética: "fecha os olhos e vê". Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.183-196. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.0104/interacao.2015.401.12.

Neste ensaio problematizo um discurso pedagógico que mesmo tendo como objetivo incluir a arte no processo educativo pode vir a esvaziar as dimensões simbólica e real de tal experiência. Isso porque, de modo geral, a arte tem sido concebida como estratégia didático-pedagógica utilizada na transmissão de conteúdos. Em práticas como essas desconsidera-se o que a arte evidencia: não se trata de interpretação ou compreensão, mas do confronto do sujeito com a incompletude do simbólico e com o real irredutível. Trazer para a discussão o enigma do ato criador a partir de reflexões realizadas pela Filosofia, pela Estética e pela Psicanálise parece-me iluminar as condições e possibilidade de pensarmos experiências estéticas não reflexivas que incluam a "Inelutável modalidade do visível" (JOYCE, 2012).

Keywords : Discurso Pedagógico; Arte; Experiência Estética; Olhar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )