SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Representações de energia que circulam na mídia e sua natureza no contexto da educação em ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

ROURE, Glacy Queirós. Educação e experiência estética: "fecha os olhos e vê". Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.183-196. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.0104/interacao.2015.401.12.

Neste ensaio problematizo um discurso pedagógico que mesmo tendo como objetivo incluir a arte no processo educativo pode vir a esvaziar as dimensões simbólica e real de tal experiência. Isso porque, de modo geral, a arte tem sido concebida como estratégia didático-pedagógica utilizada na transmissão de conteúdos. Em práticas como essas desconsidera-se o que a arte evidencia: não se trata de interpretação ou compreensão, mas do confronto do sujeito com a incompletude do simbólico e com o real irredutível. Trazer para a discussão o enigma do ato criador a partir de reflexões realizadas pela Filosofia, pela Estética e pela Psicanálise parece-me iluminar as condições e possibilidade de pensarmos experiências estéticas não reflexivas que incluam a "Inelutável modalidade do visível" (JOYCE, 2012).

Palavras-chave : Discurso Pedagógico; Arte; Experiência Estética; Olhar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )