SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Adolescentes: problema preventivo no estado do Paraná (1918 - 1928)Percepções dos adolescentes em conflito com a lei sobre suas vivências no centro socioeducativo de Cuiabá índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

PAES, Paulo Cesar Duarte. Educação de adolescentes privados de liberdade: uma abordagem vigotskiana. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.251-265. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i2.32818.

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação tem um histórico de pouquíssima frequência escolar, antes durante e depois da internação. Utilizando a psicologia Histórico-Cultural de L. S. Vigotski, o artigo fundamenta uma concepção de que o psiquismo é histórico e não inato ou um ideal do espírito, pressupondo uma maior valorização de conteúdos científicos na educação escolar desses adolescentes. Na terceira parte fundamenta uma crítica á prática pedagógica que valoriza excessivamente o lúdico e que entende a autoridade e a disciplina como procedimentos pedagógicos autoritários e ineficazes. Conclui que a concentração e a disciplina para apropriação de conhecimentos ditos clássicos são fundamentais para o desenvolvimento dos adolescentes privados de liberdade.

Palavras-chave : Adolescente; Medida Socioeducativa; Educação; Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )