SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Exclusão social e vulnerabilidades no trabalho de crianças e adolescentes catadores de material reciclávelEducação superior na Amazônia legal: o caso da expansão Mato-Grossense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

BERNARDES, Jacira Gil; CARLOS, Paula Pinhal de  e  ACCORSSI, Aline. Funk: engajamento juvenil ou objetivação feminina?. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.353-366. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i2.32808.

O artigo tem como objetivo analisar os sentidos atribuídos ao gênero no funk (dança) que permeiam as aulas e apresentações dessa dança em uma comunidade de periferia em Canoas, RS. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Realizamos oito horas de observação de uma prática (aulas e apresentações) de Funk. Os resultados mostram que, por um lado, o ensino da dança pode se configurar como um importante instrumento de transformação dos jovens, visto que há grande satisfação por parte deles em participar das oficinas de funk, mas, por outro, pode representar mais um espaço de dominação e naturalização de lugares sociais que reforçam as diferenças de gênero.

Palavras-chave : Funk; Dança; Gênero; Juventude.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )