SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Higher education in Brazilian legal Amazon: the case of Mato Grosso stateInquiries and prospects for web-curriculum change author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

GILBERTO, Irene Jeanete Lemos. As tecnologias digitais na fronteira do conhecimento: a interrelação educação-cultura no ensino superior. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.389-403. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i2.28762.

Um breve olhar sobre as publicações que trataram dos novos rumos da educação na última década revela que não é nova a discussão centrada nas tecnologias e seu significado na educação. A multiplicidade de produções a que se tem acesso pela Internet deixa visíveis seus traços e seus efeitos na educação e na cultura. Nesse contexto, questionar o papel das tecnologias digitais e sua contribuição na formação dos profissionais pode ser um modo de repensar o processo cultural e educativo com a utilização das tecnologias. Tomando como base resultados de pesquisa realizada com professores do ensino superior sobre a utilização das tecnologias digitais e sua implicação na formação do futuro profissional, o trabalho propõe reflexões sobre o uso da Internet como um espaço de especificidades e dessemelhanças entre as múltiplas culturas e o significado dessas mudanças para a formação de qualidade.

Keywords : Tecnologias; Formação Docente; Conhecimento; Ensino Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )