SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Entre a linguagem e o saber-fazer: uma proposta para a compreensão do conhecimento prático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

BACKES, Luciana. O hibridismo tecnológico digital na configuração do espaço digital virtual de convivência: formação do educador. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.435-457. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35419.

O artigo aborda a formação do educador por meio das tecnologias digitais emergentes. A pesquisa contempla dois aspectos: contexto do hibridismo tecnológico digital; configuração dos espaços digitais virtuais de convivência. A reflexão ocorreu nos cursos de formação inicial do educador, desenvolvidos no Brasil e na França, no contexto do hibridismo tecnológico digital composto por: Ambiente Virtual de Aprendizagem; Comunicador Instantâneo; Blog e Metaverso. Por meio da metodologia de Estudo de Caso, evidenciamos que o espaço digital virtual de convivência se configura quando: os seres humanos representam a sua percepção em espaços digitais virtuais; a partir da representação de cada ser humano se instaura a perturbação, pois o outro é legítimo; há a necessidade de compensar a perturbação configurando um espaço comum, numa perspectiva de coexistência e de emergência.

Palavras-chave : Espaço; Hibridismo Tecnológico Digital; Espaço Digital Virtual de Convivência; Formação do Educador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )