SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3O hibridismo tecnológico digital na configuração do espaço digital virtual de convivência: formação do educadorTramas de artesãs: que imaginam essas mãos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

FIGUEIREDO, Marina Dantas de. Entre a linguagem e o saber-fazer: uma proposta para a compreensão do conhecimento prático. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.459-577. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35613.

O artigo tem como objetivo formular alter-nativas para transpor as dificuldades em pesquisar o fenômeno da aprendizagem na prática, entendido como saber-fazer. Para isso, constroem-se articulações teóricas que colocam em paralelo uma perspectiva fenomenológica, baseada no paradigma da corporeidade, e uma abordagem que reúne linguagem e prática, qual seja a teoria das metáforas incorporadas. Entende-se que tais dificuldades estão orientadas em torno de pressupostos ontológicos da ciência moderna, quais sejam: os limites entre objetividade e subjetividade e as formas de representação e comuni-cação do conhecimento. Conclui-se que a pesquisa etno-gráfica desenvolvida segundo modelos fenomenológicos, tais como as categorias da etnografia da experiência, seja uma proposta metodológica adequada para o estudo do conhecimento prático.

Palavras-chave : Conhecimento Prático; Paradigma da Corporeidade; Saber-Fazer; Etnografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )