SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Entre el lenguaje y el saber-hacer: una propuesta para la comprensión del conocimiento prácticoEntre mundos y entre el conocimientos: desafíos epistemo-lógicos de los estudiantes Akwen Xerente de la Universidad Federal de Tocantins índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

SALGADO, Mara  y  VAZ, Alexandre Fernandez. Tramas de artesãs: que imaginam essas mãos?. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.515-535. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36294.

Este artigo tem como objetivo refletir acerca do processo de educação de mulheres, tomando o corpo da artesã como categoria central circunscrita às relações com a natureza e entre o pensamento e o trabalho das mãos. Os aspectos conceituais da pesquisa apoiam-se em contribuições de Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Sigmund Freud. Como modelo exemplar da dimensão formativa do corpo da mulher no contexto do trabalho manual, retomam-se dados empíricos produzidos em pesquisa realizada sobre o ofício artesanal. A ligação entre corpo e pensamento distraídos da vida, que resulta no processo de reificação, atualiza a relação de amor-ódio pelo primeiro, quando a naturalização do tempo de trabalho contém a promessa de uma nova função da mulher na esfera doméstica.

Palabras clave : Formação; Corpo; Pensamento; Artesanato.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )