SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Entre a linguagem e o saber-fazer: uma proposta para a compreensão do conhecimento práticoEntre mundos e entre saberes: os desafios epistemológicos dos alunos Akwen Xerente na Universidade Federal do Tocantins índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SALGADO, Mara  e  VAZ, Alexandre Fernandez. Tramas de artesãs: que imaginam essas mãos?. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.515-535. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36294.

Este artigo tem como objetivo refletir acerca do processo de educação de mulheres, tomando o corpo da artesã como categoria central circunscrita às relações com a natureza e entre o pensamento e o trabalho das mãos. Os aspectos conceituais da pesquisa apoiam-se em contribuições de Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Sigmund Freud. Como modelo exemplar da dimensão formativa do corpo da mulher no contexto do trabalho manual, retomam-se dados empíricos produzidos em pesquisa realizada sobre o ofício artesanal. A ligação entre corpo e pensamento distraídos da vida, que resulta no processo de reificação, atualiza a relação de amor-ódio pelo primeiro, quando a naturalização do tempo de trabalho contém a promessa de uma nova função da mulher na esfera doméstica.

Palavras-chave : Formação; Corpo; Pensamento; Artesanato.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )