SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Discursos que producen la educación bilingüe para sordos en la actualidadTeoría crítica, formación, individuo y prejuicio: una mirada a las escuelas de la Región Norte (PA/BR) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

BUENO, Divino Alves. Comunicação, mídia e cidadania na prática pedagógica. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.591-606. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.28649.

A contemporaneidade, cada vez mais midiática, tem colocado grandes desafios para a educação e comunicação. Um deles é o de compreender as mediações comunicacionais constitutivas dos processos educacionais. Atualmente, torna-se imprescindível para os educadores, mais do que compreender, apropriar-se das novas e dinâmicas linguagens que circulam de modo cada vez mais frequente, no contexto da sala de aula e para além dela. Neste contexto marcado pela cultura digital, refletir, estudar e compreender as interfaces entre educação e comunicação parece um desafio urgente e fundamental para os educadores. Este artigo tem por finalidade empreender um esforço no sentido de explicitar a relação intrínseca existente entre educação, mídia e cidadania no processo educativo.

Palabras clave : Educação; Comunicação; Mídia; Cidadania.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )