SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Comunication, media and citizenship in pedagogical practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

GIORDANO, Rosely Cabral  and  CROCHIK, José Leon. Teoria crítica, formação, indivíduo e preconceito: um olhar sobre as escolas da Região Norte (PA/BR). Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.607-639. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.20931.

O tema deste artigo - vinculado à pesquisa Educação e Políticas Públicas: exclusão social e educação inclusiva em escolas da região Norte (PA/BR), que constitui um dos subprojetos abrigados na investigação Preconceito em relação aos 'incluídos' na educação inclusiva, em curso em nível (inter) nacional - incide sobre a questão da educação inclusiva. Elegemos como problema para discussão o da relação entre exclusão e inclusão social, no sentido de pensarmos - fundamentando-nos em fontes documentais, em artigos e/ou obras afins, bem como em dados empíricos já coletados - se outras formas de exclusão podem ter origem (tendência intencional ou não) nas atuais formas/conteúdos da inclusão, dada a existência do preconceito, tomado como hipótese central da referida pesquisa. Importa-nos contribuir para a formação (no sentido atribuído a esse conceito pelos frankfurtianos) dos trabalhadores da educação haja vista a importância do enfrentamento de atitudes preconceituosas no interior do processo educativo formal. Os resultados parciais da pesquisa indicam a relevância da teoria para a compreensão do objeto de que nos ocupamos, isto é, o preconceito que pode recair sobre os alunos considerados em situação de inclusão nas escolas regulares, bem como para a da leitura que sobre a educação inclusiva se tem feito.

Keywords : Teoria Crítica da Sociedade; Educação; Formação; Preconceito; Educação Inclusiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )