SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Comunicación, medios de comunicación y la ciudadanía en la práctica educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

GIORDANO, Rosely Cabral  y  CROCHIK, José Leon. Teoria crítica, formação, indivíduo e preconceito: um olhar sobre as escolas da Região Norte (PA/BR). Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.607-639. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.20931.

O tema deste artigo - vinculado à pesquisa Educação e Políticas Públicas: exclusão social e educação inclusiva em escolas da região Norte (PA/BR), que constitui um dos subprojetos abrigados na investigação Preconceito em relação aos 'incluídos' na educação inclusiva, em curso em nível (inter) nacional - incide sobre a questão da educação inclusiva. Elegemos como problema para discussão o da relação entre exclusão e inclusão social, no sentido de pensarmos - fundamentando-nos em fontes documentais, em artigos e/ou obras afins, bem como em dados empíricos já coletados - se outras formas de exclusão podem ter origem (tendência intencional ou não) nas atuais formas/conteúdos da inclusão, dada a existência do preconceito, tomado como hipótese central da referida pesquisa. Importa-nos contribuir para a formação (no sentido atribuído a esse conceito pelos frankfurtianos) dos trabalhadores da educação haja vista a importância do enfrentamento de atitudes preconceituosas no interior do processo educativo formal. Os resultados parciais da pesquisa indicam a relevância da teoria para a compreensão do objeto de que nos ocupamos, isto é, o preconceito que pode recair sobre os alunos considerados em situação de inclusão nas escolas regulares, bem como para a da leitura que sobre a educação inclusiva se tem feito.

Palabras clave : Teoria Crítica da Sociedade; Educação; Formação; Preconceito; Educação Inclusiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )