SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Intercultural education, epistemology and educational projects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima  and  PIMENTA, Selma Garrido. A pedagogia entre o passado e a contemporaneidade: apontamentos para uma ressignificação epistemológica. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.479-493. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35869.

Este artigo reúne perspectivas conceituais diversas para discutir o caráter que performa as propriedades identitárias da Pedagogia. O texto se organiza em duas sessões que compreendem a análise crítica do contexto de significação epistemológica da Pedagogia, focalizando circunstâncias que deram lugar à emergência de diferentes formas de reconhecimento de sua natureza, e apontamentos que evidenciam o estatuto epistemológico da Ciência da Educação. Infere-se que o lugar da Pedagogia entre o passado e a contemporaneidade será determinado pelo enfrentamento epistemológico quanto a sua problemática identitária e que as circunstâncias da educação na sociedade atual requerem um sistema de saberes e fazeres educativos que exprimem a necessidade de ressignificação dessa Ciência.

Keywords : Pedagogia; Ciência da Educação; Epistemologia; Conhecimento Pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )