SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Educação intercultural, epistemologias e projetos educativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima  e  PIMENTA, Selma Garrido. A pedagogia entre o passado e a contemporaneidade: apontamentos para uma ressignificação epistemológica. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.479-493. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35869.

Este artigo reúne perspectivas conceituais diversas para discutir o caráter que performa as propriedades identitárias da Pedagogia. O texto se organiza em duas sessões que compreendem a análise crítica do contexto de significação epistemológica da Pedagogia, focalizando circunstâncias que deram lugar à emergência de diferentes formas de reconhecimento de sua natureza, e apontamentos que evidenciam o estatuto epistemológico da Ciência da Educação. Infere-se que o lugar da Pedagogia entre o passado e a contemporaneidade será determinado pelo enfrentamento epistemológico quanto a sua problemática identitária e que as circunstâncias da educação na sociedade atual requerem um sistema de saberes e fazeres educativos que exprimem a necessidade de ressignificação dessa Ciência.

Palavras-chave : Pedagogia; Ciência da Educação; Epistemologia; Conhecimento Pedagógico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )