SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3The pedagogy between the past and the contemporaneity: notes toward an epistemological reinterpretationConfluence of fields of knowledge for the analysis of rituals present during the production of a educated person. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

VALENCA, Vera Lúcia Chacon; SIMIANO, Luciane Pandini  and  MENGER, Amanda da Silva. Educação intercultural, epistemologias e projetos educativos. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.495-513. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36226.

Este artigo, realizado a partir de uma revisão teórica, tem por propósito apresentar algumas contribuições que podem auxiliar na elaboração de projetos educativos na perspectiva da educação intercultural. Objetiva-se o favorecimento da integração dialética de pessoas que apresentam diferenças e que pertencem a contextos socioeconômicos diversos. Nessa perspectiva são valorizadas a circulação de saberes e as epistemologias "hibridizadas", assim como o enfrentamento político para modificar algumas relações de poder, visando a promover a "emancipação" infantil. Esta, apoiada numa postura consciente-crítica-ética, culminaria com uma renovação nas relações, com base nos diálogos e nas novas formas de participação e expressão do ser, viver, saber da infância, que devem estar presentes nos projetos educativos.

Keywords : Educação Intercultural; Emancipação; Projetos Educativos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )