SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3La pedagogía entre el pasado y la contemporaneidad: notas para una reinterpretación epistemológicaConfluencias entre campos de saber en el análisis de rituales en la producción del sujeto educado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

VALENCA, Vera Lúcia Chacon; SIMIANO, Luciane Pandini  y  MENGER, Amanda da Silva. Educação intercultural, epistemologias e projetos educativos. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.495-513. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36226.

Este artigo, realizado a partir de uma revisão teórica, tem por propósito apresentar algumas contribuições que podem auxiliar na elaboração de projetos educativos na perspectiva da educação intercultural. Objetiva-se o favorecimento da integração dialética de pessoas que apresentam diferenças e que pertencem a contextos socioeconômicos diversos. Nessa perspectiva são valorizadas a circulação de saberes e as epistemologias "hibridizadas", assim como o enfrentamento político para modificar algumas relações de poder, visando a promover a "emancipação" infantil. Esta, apoiada numa postura consciente-crítica-ética, culminaria com uma renovação nas relações, com base nos diálogos e nas novas formas de participação e expressão do ser, viver, saber da infância, que devem estar presentes nos projetos educativos.

Palabras clave : Educação Intercultural; Emancipação; Projetos Educativos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )