SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3A pedagogia entre o passado e a contemporaneidade: apontamentos para uma ressignificação epistemológicaConfluências de campos de saber na análise de rituais na produção do sujeito educado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

VALENCA, Vera Lúcia Chacon; SIMIANO, Luciane Pandini  e  MENGER, Amanda da Silva. Educação intercultural, epistemologias e projetos educativos. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.495-513. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36226.

Este artigo, realizado a partir de uma revisão teórica, tem por propósito apresentar algumas contribuições que podem auxiliar na elaboração de projetos educativos na perspectiva da educação intercultural. Objetiva-se o favorecimento da integração dialética de pessoas que apresentam diferenças e que pertencem a contextos socioeconômicos diversos. Nessa perspectiva são valorizadas a circulação de saberes e as epistemologias "hibridizadas", assim como o enfrentamento político para modificar algumas relações de poder, visando a promover a "emancipação" infantil. Esta, apoiada numa postura consciente-crítica-ética, culminaria com uma renovação nas relações, com base nos diálogos e nas novas formas de participação e expressão do ser, viver, saber da infância, que devem estar presentes nos projetos educativos.

Palavras-chave : Educação Intercultural; Emancipação; Projetos Educativos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )