SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Formação do professor da educação elementar no Brasil: reflexões sobre o tempo e a experiência (1870-1950) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

KULESZA, Wojciech Andrzej. Lourenço Filho e a nacionalização do ensino primário (1917-1945). Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.1-21. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35419.

Nascido em 1897, numa pequenina cidade do interior do estado de São Paulo, Manoel Bergström Lourenço Filho compartilharia com os brasileiros de sua idade as tensões, angústias e alegrias de ser filho de uma nação em busca de sua identidade no início do século XX. Neste trabalho procura-se reconstruir sua trajetória profissional, pontuando-se nos seus momentos mais significativos a relação entre seus conceitos de nação, estado e educação e as propostas efetivamente assumidas no âmbito do Ministério da Educação e Saúde. Essa análise permite perceber distintamente o uso que o intelectual Lourenço Filho faz de sua competência técnica para tentar impor suas concepções educacionais na definição das políticas para o ensino primário e normal durante o período considerado.

Palavras-chave : Intelectuais; Escola Nova; Política Educacional; Ensino Primário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )