SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Lourenço Filho y la nacionalización de la educación primaria (1917- 1945)La respuesta de Alceu Amoroso Lima a la averiguación expedida por el Ministério de Educación y Salud Pública en 1936: un intelectual en defensa de los "principios pedagógicos" católicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

MARTINEZ, Domenica. Formação do professor da educação elementar no Brasil: reflexões sobre o tempo e a experiência (1870-1950). Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.23-42. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35613.

O objetivo do artigo é estudar algumas transformações dos cursos de formação do professor para a educação elementar promovidos no Brasil, entre as décadas de 1870 e 1950, especialmente no que se refere ao tempo e à experiência, a partir de uma revisão histórica inicial, com base em pesquisa bibliográfica e documental. São destacadas as contradições desses conceitos, especificamente, quanto às aceleradas e interpostas extensão e alterações curriculares da formação docente à promoção da escola para todos, de características, sobremaneira, técnico-instrumentais.

Palabras clave : Formação do Professor; Educação Elementar Brasileira; Tempo; Experiência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )