SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Education teacher training of elementary school in Brazil: reflections on time and experience (1870-1950)Florestan Fernandes - a Brazilian interpreter in a critical dialogue with pionners of education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

SKALINSKI JUNIOR, Oriomar  and  RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins. A resposta de Alceu Amoroso Lima ao inquérito expedido pelo Ministério da Educação e Saúde Pública em 1936: um intelectual em defesa dos "princípios pedagógicos" católicos. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.43-63. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35869.

Este artigo tem como objetivo analisar a resposta de Alceu Amoroso Lima (1893-1983) ao Inquérito expedido pelo Ministério da Educação e Saúde Pública em 1936, com vistas à elaboração de um Plano Nacional de Educação. Para tanto, toma-se como fonte primária o artigo Princípios Pedagógicos (1936), publicado pelo intelectual católico na revista A Ordem, a fim de tornar público seu posicionamento. As categorias de análise são empregadas como conceitos cunhados por Antonio Gramsci, nomeadamente, os de hegemonia e de sociedades civil e política, a fim de avaliar o papel dos intelectuais como organizadores da cultura no seio do bloco histórico. Verificou-se que os princípios defendidos expressavam a posição da hierarquia da Igreja Católica, com destaque para a formação integral do ser humano - corpo, intelecto e espírito - como finalidade da educação.

Keywords : Ministério da Educação e Saúde Pública; Plano Nacional de Educação; Alceu Amoroso Lima; Igreja Católica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )