SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Formação do professor da educação elementar no Brasil: reflexões sobre o tempo e a experiência (1870-1950)Florestan Fernandes - um intérprete do Brasil no diálogo crítico com os educadores escolanovistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SKALINSKI JUNIOR, Oriomar  e  RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins. A resposta de Alceu Amoroso Lima ao inquérito expedido pelo Ministério da Educação e Saúde Pública em 1936: um intelectual em defesa dos "princípios pedagógicos" católicos. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.43-63. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35869.

Este artigo tem como objetivo analisar a resposta de Alceu Amoroso Lima (1893-1983) ao Inquérito expedido pelo Ministério da Educação e Saúde Pública em 1936, com vistas à elaboração de um Plano Nacional de Educação. Para tanto, toma-se como fonte primária o artigo Princípios Pedagógicos (1936), publicado pelo intelectual católico na revista A Ordem, a fim de tornar público seu posicionamento. As categorias de análise são empregadas como conceitos cunhados por Antonio Gramsci, nomeadamente, os de hegemonia e de sociedades civil e política, a fim de avaliar o papel dos intelectuais como organizadores da cultura no seio do bloco histórico. Verificou-se que os princípios defendidos expressavam a posição da hierarquia da Igreja Católica, com destaque para a formação integral do ser humano - corpo, intelecto e espírito - como finalidade da educação.

Palavras-chave : Ministério da Educação e Saúde Pública; Plano Nacional de Educação; Alceu Amoroso Lima; Igreja Católica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )