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Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

RODRIGUES, Fabiana de Cássia. Florestan Fernandes - um intérprete do Brasil no diálogo crítico com os educadores escolanovistas. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.65-82. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35882.

O texto analisa a contribuição de um dos principais intérpretes do Brasil, o sociólogo Florestan Fernandes, para se pensar os desafios educacionais ensejados pelas transformações na sociedade brasileira na transição do século XIX para o século XX, a partir do diálogo estabelecido entre ele e os educadores escola novistas. Esses educadores tiveram atuação destacada nos debates e reformas educacionais ocorridas entre os anos de 1920 e início de 1960. Florestan Fernandes articulou sua análise acerca da formação social brasileira com os desafios para a educação pública, empreendendo uma análise crítica acerca das propostas dos representantes da escola nova. Neste texto é abordado especialmente o diálogo entre Florestan Fernandes e um dos principais escola novistas: Fernando de Azevedo. A diferença fundamental entre Florestan Fernandes e os renovadores diz respeito ao que Fernandes (1989) denominou de "consciência utópica" desses educadores, por acreditarem ser possível desencadear no Brasil uma revolução educacional burguesa. Destarte, o sociólogo compôs uma significativa contribuição à temática educacional, que inspira reflexões na área até a atualidade, uma vez que os desafios por ele identificados em suas raízes históricas não foram superados.

Palavras-chave : Florestan Fernandes; Escolanovistas; Fernando de Azevedo; Escola Pública.

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