SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Florestan Fernandes - um intérprete do Brasil no diálogo crítico com os educadores escolanovistasEstudos da infância, estudos da criança: quais campos? Quais teorias? Quais questões? Quais métodos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SILVA, Ligiane Aparecida da  e  MACHADO, Maria Cristina Gomes. Manoel Bomfim: debates parlamentares sobre estado e instrução primária na primeira década do século XX. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.83-102. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36294.

Este trabalho apresenta uma investigação do posicionamento do intelectual Manoel Bomfim (1868-1932) frente ao debate sobre a relação Estado e instrução primária nos discursos parlamentares proferidos entre os anos de 1907 e 1908, atualmente disponíveis na coletânea Documentos Parlamentares: Instrução Pública, publicada em 1918 pelo Jornal do Comércio. A posição assumida por esse intelectual ocorre num contexto caracterizado por tentativas de organização do trabalho livre, estruturação da República, preparo do povo para o exercício da cidadania e surgimento de demandas sociais que exigiram investimento na instrução popular. Manoel Bomfim mostra-se comprometido com o desenvolvimento e difusão da instrução primária e envolvido no movimento em prol da escolarização da classe trabalhadora.

Palavras-chave : História da Educação; Estado e Instrução Primária; Primeira República; Manoel Bomfim.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )