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Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; DELGADO, Ana Cristina Coll  e  TOMAS, Catarina Almeida. Estudos da infância, estudos da criança: quais campos? Quais teorias? Quais questões? Quais métodos?. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.103-122. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36351.

Neste artigo realizamos um ensaio teórico sobre os Estudos da Infância e da Criança desde seus primórdios, até sua organização enquanto campos situados na intersecção entre disciplinas e questionamentos sobre infância e crianças. Inicialmente refletimos sobre os conceitos de infância e criança. Em seguida situamos os primórdios dos referidos estudos, com destaque para questões conceituais debatidas no início do século XX e, posteriormente, focalizamos os desafios dos Novos Estudos da Infância e da Criança, como a articulação entre saberes e disciplinas e a diversidade de tradições teóricas. Como são mais recentes as investigações com crianças pequenas, algumas reflexões são propostas e finalizamos com desafios como pensar a rigidez das fronteiras entre gerações e fases da infância.

Palavras-chave : Infância; Crianças; Estudos da Infância; Estudos da Criança.

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