SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Estudios sociales de la infancia, estudios de infancia: ¿Qué campos? ¿Qué teorías? ¿Qué preguntas? ¿Qué métodos?Productividad y rendimiento: el tiempo del hombre y el hombre sin tiempo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

OLIVEIRA, Sandro de  y  BORGES, Martha Kaschny. Produtividade e desempenho: o tempo do homem e o homem sem tempo. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.123-142. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36462.

Este artigo procura incitar algumas reflexões sobre a relação entre o homem e o tempo. Metodologicamente, o texto assume uma abordagem qualitativa apoiada por pesquisa bibliográfica. Inicialmente, destaca-se o poder exercido por um instrumento originalmente concebido para servir a humanidade: o relógio. Em seguida, são apresentados elementos que indicam como a relação do homem com o tempo produz diversas aceitações, contradições e rupturas na sociedade moderna. Discute-se a estreita vinculação entre o tempo na modernidade e os conceitos de trabalho, consumo, produtividade e desempenho. Por fim, o texto denuncia a existência de forças sociais e econômicas que promovem a ditadura da "produtividade e desempenho" no âmbito da academia. Inclusive, essas forças se mostram insensíveis às consequências nefastas tanto para a pesquisa quanto para a produção acadêmica.

Palabras clave : Produtividade e Desempenho; Tempo e Relógio; Trabalho e Consumo; Produtivismo Acadêmico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )