SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Productivity and performance: the men's time and the men without timeHow do children read picture books? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

ROSA, Josélia Euzébio da  and  HOBOLD, Ediséia Suethe Faust. Movimento entre abstrato e concreto na proposição davydoviana para o ensino de multiplicação. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.143-163. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36489.

A investigação, de natureza bibliográfica, foi desenvolvida no contexto da Educação Matemática, com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. O foco é para a obra de Davýdov. Esse autor pensou a objetivação dos fundamentos da mencionada teoria no ensino e formulou a Teoria do Ensino Desenvolvimental. Tal proposição foi publicada em artigos e livros, e também sistematizada por meio de livros didáticos, manuais de orientação ao professor e relatos de experiência. No presente artigo analisamos a proposição davydoviana para o ensino do conceito de multiplicação. Os resultados indicam que a referida proposição contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas por meio de microciclos orientados em um movimento conceitual de redução do concreto ao abstrato e de ascensão do abstrato ao concreto.

Keywords : Teoria do Ensino Desenvolvimental; Davýdov; Educação Matemática Escolar; Multiplicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )