SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Productividad y rendimiento: el tiempo del hombre y el hombre sin tiempo¿Cómo leen niños pequeños libros de imagen? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

ROSA, Josélia Euzébio da  y  HOBOLD, Ediséia Suethe Faust. Movimento entre abstrato e concreto na proposição davydoviana para o ensino de multiplicação. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.143-163. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36489.

A investigação, de natureza bibliográfica, foi desenvolvida no contexto da Educação Matemática, com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. O foco é para a obra de Davýdov. Esse autor pensou a objetivação dos fundamentos da mencionada teoria no ensino e formulou a Teoria do Ensino Desenvolvimental. Tal proposição foi publicada em artigos e livros, e também sistematizada por meio de livros didáticos, manuais de orientação ao professor e relatos de experiência. No presente artigo analisamos a proposição davydoviana para o ensino do conceito de multiplicação. Os resultados indicam que a referida proposição contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas por meio de microciclos orientados em um movimento conceitual de redução do concreto ao abstrato e de ascensão do abstrato ao concreto.

Palabras clave : Teoria do Ensino Desenvolvimental; Davýdov; Educação Matemática Escolar; Multiplicação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )