SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Produtividade e desempenho: o tempo do homem e o homem sem tempoComo crianças pequenas leem livros de imagem? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

ROSA, Josélia Euzébio da  e  HOBOLD, Ediséia Suethe Faust. Movimento entre abstrato e concreto na proposição davydoviana para o ensino de multiplicação. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.143-163. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36489.

A investigação, de natureza bibliográfica, foi desenvolvida no contexto da Educação Matemática, com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. O foco é para a obra de Davýdov. Esse autor pensou a objetivação dos fundamentos da mencionada teoria no ensino e formulou a Teoria do Ensino Desenvolvimental. Tal proposição foi publicada em artigos e livros, e também sistematizada por meio de livros didáticos, manuais de orientação ao professor e relatos de experiência. No presente artigo analisamos a proposição davydoviana para o ensino do conceito de multiplicação. Os resultados indicam que a referida proposição contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas por meio de microciclos orientados em um movimento conceitual de redução do concreto ao abstrato e de ascensão do abstrato ao concreto.

Palavras-chave : Teoria do Ensino Desenvolvimental; Davýdov; Educação Matemática Escolar; Multiplicação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )