SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Movimento entre abstrato e concreto na proposição davydoviana para o ensino de multiplicaçãoProblematizações éticas: inquietudes para a pesquisa em educação com gênero e sexualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SANTANA, Fabiana Andrade de  e  BRANDAO, Ana Carolina Perrusi. Como crianças pequenas leem livros de imagem?. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.165-187. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.28649.

O estudo investigou a leitura de livros de imagem por crianças entre quatro e cinco anos. As narrativas produzidas pelos pequenos foram videogravadas e transcritas. Com base nesse material foram formuladas categorias de análise que orientaram a discussão dos dados. Aos cinco anos, as crianças tendem a produzir narrativas que apresentam maior fidelidade à sequência das imagens e incluem mais inferências pertinentes. Aos quatro anos, as narrativas são menos articuladas, com predominância de descrição das cenas. O estudo apontou, entretanto, que o progresso das crianças em direção a uma leitura mais articulada não parece ser fruto, simplesmente, do avanço com relação à idade. Assim, discute-se a necessidade de refletir sobre formas de mediação de livros de imagem na educação infantil.

Palavras-chave : Leitura; Livro de Imagem; Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )