SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1How do children read picture books?From the program to the diagram: a socio-historic contribution to the relationship between state, citizenship and right to education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

ZAGO, Luiz Felipe; GUIZZO, Bianca Salazar  and  SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos. Problematizações éticas: inquietudes para a pesquisa em educação com gênero e sexualidade. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.189-211. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.20931.

Artigo teórico que trata da ética em pesquisa envolvendo seres humanos, com especial ênfase às pesquisas que tematizem gênero e sexualidade. A Resolução 466/2012, que regula a ética em pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil, está baseada em um modelo válido para as ciências biomédicas, mas que não atende às problematizações das investigações das ciências sociais e humanas. Destacam-se as críticas a esse modelo, oriundas da Saúde Coletiva e da Antropologia. A seguir, procede-se à análise da situação da ética em pesquisas acerca de gênero e sexualidade situadas no campo feminista e dos estudos queer. Por fim, elegem-se as pesquisas com crianças, relevantes para o campo da Educação, como caso exemplar de investigações dificultadas pelo modelo de regulação vigente. Conclui-se que certos recortes teórico-metodológicos serão doravante impossíveis na hegemonia da ética biomédica.

Keywords : Ética em Pesquisa; Pesquisa em Educação; Gênero; Sexualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )