SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Como crianças pequenas leem livros de imagem?Do programa ao diagrama: uma contribuição sócio-histórica para a relação entre estado, cidadania e direito à educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

ZAGO, Luiz Felipe; GUIZZO, Bianca Salazar  e  SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos. Problematizações éticas: inquietudes para a pesquisa em educação com gênero e sexualidade. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.189-211. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.20931.

Artigo teórico que trata da ética em pesquisa envolvendo seres humanos, com especial ênfase às pesquisas que tematizem gênero e sexualidade. A Resolução 466/2012, que regula a ética em pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil, está baseada em um modelo válido para as ciências biomédicas, mas que não atende às problematizações das investigações das ciências sociais e humanas. Destacam-se as críticas a esse modelo, oriundas da Saúde Coletiva e da Antropologia. A seguir, procede-se à análise da situação da ética em pesquisas acerca de gênero e sexualidade situadas no campo feminista e dos estudos queer. Por fim, elegem-se as pesquisas com crianças, relevantes para o campo da Educação, como caso exemplar de investigações dificultadas pelo modelo de regulação vigente. Conclui-se que certos recortes teórico-metodológicos serão doravante impossíveis na hegemonia da ética biomédica.

Palavras-chave : Ética em Pesquisa; Pesquisa em Educação; Gênero; Sexualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )