Inter Ação
Print version ISSN 0101-7136
Abstract
ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Entre a dogmatização e o esquecimento: Paulo Freire e a formação inicial de professores. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.233-246. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35750.
O texto discute a presença residual da obra de Paulo Freire, na formação docente inicial, a partir de uma pesquisa qualitativa e longitudinal com eixo temporal prospectivo, tendo por base informações coletadas junto a 395 acadêmicos do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior localizada no interior do Rio Grande do Sul, no recorte temporal de 2006 a 2013. O acompanhamento do tema por um período de tempo expandido permitiu estabelecer marcos incidentes, além de localizar recorrências temáticas e comparações. A compilação das informações possibilitou dividir a presença do autor no curso a partir de duas categorias: o dogma e o esquecimento; além de sinalizar para o progressivo esvaziamento do pensamento freireano, enquanto base de formação. Como conclusão, aponta-se o possível enfraquecimento do legado freireano na formação daqueles sujeitos.
Keywords : Formação Docente Inicial; Pedagogia; Paulo Freire; Pesquisa Longitudinal.