SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Dimensões educativas não formais e informais das práticas culturais juvenis na cidadeO caráter educativo das narrativas orais dos anciões da Comunidade Quilombola Morrinhos/Poconé-MT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

ALOCHIO, Thiago de Oliveira. Dimensões Socioeducativas do Teatro do Oprimido: Cultura, Teatro e Educação Populares. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.287-304. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40762.

O presente artigo divide-se em duas partes: uma discussão com base em aportes teóricos e um relato de experiência. Num primeiro momento, partindo de uma breve narrativa histórica sobre o conceito de cultura popular enquanto uma categoria intelectual, presente em alguns movimentos sociais de esquerda brasileiros durante as décadas de 50 e 60, destaca a concepção deste conceito em Augusto Boal e caracteriza o Teatro do Oprimido dentro de uma determinada tradição de cultura popular, o teatro político, engajado. Por fim, relata uma experiência num curso de formação no Centro de Teatro do Oprimido que tem suscitado reflexões sobre a educação popular e o fazer pedagógico em geral.

Palavras-chave : Cultura Popular; Teatro do Oprimido; Opressão; Pluralismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )